terça-feira, 12 de maio de 2009

Tatuagens e Alergia - HENNA


As tatuagens feitas com HENNA são muito usadas pelo seu caráter provisório, por sua disponibilidade, baixo custo e por não causarem danos à pele. Porém alguns tipos de compostos químicos usados na tintura, podem comprometer a ideia amplamente difundida de que a HENNA é um produto natural e portanto inofensivo, o que não é verdade, porque em alguns casos ela pode levar a uma reação alérgica.
A HENNA é uma tintura vegetal, nas cores verde, vermelha ou marrom, que têm pouca duração, em torno de 20 dias. Para produzir uma coloração mais escura, alguns tatuadores adicinam algumas substâncias químicas como a parafenilenodiamina ou PPD (no inglês), que segundo a FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, é uma substância que só pode ser usada legalmente em tintura para cabelo, nào diretamente na pele. Em algumas receitas caseiras, o limão é um dos ingredientes. As reações alérgicas nestes casos veem acompanhadas de queimaduras e bolhas.

Em casos de alergia, lave o local com muita água, não fure as bolhas e evite o contato da roupa com a lesão. Procure seu médico, de preferência um dermatologista.
As marcas da alergia ou das queimaduras ficam visíveis por vários meses, portanto cuide para que elas não tomem sol, para evitar o escurecimento do local.
E lembre-se: a escolha do local e do profissional tatuador é muito importante.
Cuide-se!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Tatuagens e Alergia

Durante muito tempo, as tatuagens foram vistas como sinal de delinquência, transgressão e rebeldia. Na maioria das vezes eram inevitavelmente usadas como forma de aceitação em algumas tribos, como punks, rockers, dentre outros tantos grupos. Antes da década de 90, pessoas tatuadas inspiravam medo e desconfiança, porque preconceituosamente eram associadas aos piratas, gangues de motoqueiros e presidiários, mas é inegável também, que de alguma maneira, representavam atitude, coragem, afinal marcar a pele em caráter definitivo (quase sempre, mesmo usando técnicas avançadas como o laser), não é para muitos.


O escritor americano Jack London, autor de mais de 50 obras publicadas, já em 1883 escreveu: “mostre-me um homem com uma tatuagem e eu mostro-lhe um homem com um passado interessante”. Ele falava em homem, porque era raríssimo ver uma mulher tatuada.

Embora ainda existam restrições quanto ao uso de tatuagens, principalmente no trabalho, elas hoje representam, além de atitude e estilo, uma forma de comunicação, muito própria, que expressa sentimentos, lembrança, declaração, enfim; elas conseguem dar um recado. As mulheres mais independentes e decididas, exibem suas tatoos com orgulho, inclusive como maquiagem para boca e olhos.

A tinta fica na derme, que é a segunda camada da pele, pois as células deste local são mais estáveis que as células da epiderme, que constantemente são eliminadas. Por este motivo, a tinta permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimo.


No entanto as tatuagens não são para todos, principalmente pessoas com diabetes, portadoras do vírus HIV, com hemofilia, com epilepsia, com hepatite, bem como quem tem problemas de coagulação sanguínea, problemas de pele (herpes, fungos, eczema, psoríase, alergias…) ou se não foram vacinadas contra o tétano e contra Hepatite B. Alguns cuidados devem ser tomados no dia de se fazer uma tatuagem: não consumir bebidas alcoólicas, nem bebidas que contenham cafeína, não ingerir medicamentos, não comer imediatamente antes de se tatuar. Alguns salões de tatuagem exigem uma assinatura em um termo de responsabilidade.



Em relação à alergia, as tatuagens podem sim levar a um quadro de resposta imune exagerado, típico das alergias, principalmente pelas substâncias presentes nas tintas, que podem causar vermelhidão, coceira, sensação de queimadura. As tintas de tatuagem, ao contrário do que muita gente pensa, não são pigmentos vegetais, mas misturas que levam componentes de ferro, mineral e plástico. Na sua maioria, estas tintas não apresentam em seus róturlos, sua composição exata. Vários testes em laboratórios na Europa, e em outros países, mostraram uma alta concentração de metais nos pigmentos, que é prejudicial à pele.

Procurar profissionais devidamente habilitados é importante para quem tem respeito pelo próprio corpo.

sábado, 2 de maio de 2009

Relação entre estilo de vida e Alergia



Um estudo feito em 2008 sobre a ascensão da alergia na Índia, melhora a compreensão de pesquisadores quanto às causas do aumento da prevalência da alergia no mundo moderno.

Há muito tempo suspeita-se que a relação ambiente/estilo de vida moderna são de certa forma, responsáveis pela ascensão das reações de alergia no mundo ocidental.

Nas cidades indianas, Mysore (segunda maior cidade do estado de Karnataka) e Bangalore (estado de Karnataka) as classes médias emergentes estão crescendo rapidamente e seus membros estão cada vez mais ocidentalizados. Vivem ao lado das comunidades rurais e urbanas mais pobres que ainda mantêm um estilo de vida mais tradicional.

Os pesquisadores descobriram que a incidência de asma alérgica está diretamente ligada à ascensão social da classe média, ou seja, quanto mais o estilo de vida se aproxima do ocidental, maior o número de indivíduos com asma alérgica.

O líder do projeto, o Dr. Maheh Rao, diz que as investigações indicam uma ascensão de 50% na asma alérgica em relação aos últimos 5 anos. Entretanto, as comunidades tradicionais são menos afetadas. Este fato poderia ser utilizado como teste padrão para outras partes do mundo onde ocorreu uma mudança no estilo de vida, ou seja, uma ocidentalização.

A velocidade e a escala do desenvolvimento nestas duas cidades do sul da Índia, e a proximidade entre grupos sociais diferentes, foi crucial para a observação do impacto do estilo de vida moderno na alergia. Este estudo analisou e comparou fatores que incluem dieta, atividade física, higiene, o contato com animais domésticos, em 20.000 lares no sul da Índia.

Segundo Dr. Rao, “A principal hipótese que estamos levantando é que o estilo de vida moderno está relacionado com a ascensão da asma alérgica. Nas comunidades tradicionais, as crianças são expostas às bactérias e aos animais, quando já estão mais velhas, alimento é saudável e atividade física é abundante. Além de não terem acesso às comidas rápidas (fast foods), perfumes, sabões e os produtos químicos que nós suspeitamos, podem ser fatores no crescimento da asma alérgica.”
Este estudo também revela a alarmante carga econômica e social da asma alérgica em um país como a Índia.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alergia a Bijouteria


Este é um tipo muito comum de alergia cutânea (da pele). Alergias de pele podem ser atópica e de contato. A atópica está ligada ao histórico familiar e pessoal como asma, bronquite ou rinite alérgica. Já a dermatite de contato refere-se a uma substância específica, como alergia a bijuterias, que está relacionada ao metal níquel.

A Dra. Renata Mitelman Tkacz, dermatologista, explica que o tratamento da dermatite atópica tem como objetivo prevenir as coceiras das feridas que pioram o problema. O banho deve ser rápido, com água morna ou fria, não use buchas ou esponjas, aplique sabonte em pouca quantidade e de preferência a um sabonete neutro. Recomenda-se após o banho o uso de hidratante no corpo e nas áreas de dermatite costuma-se usar pomadas especificas para que as lesões melhorem.

No inverno, quem possui alérgia atópica, a situação costuma se agravar devido aos excessivos banhos quentes que deixam a pele ressecada.
Já nos casos de dermatite de contato é preciso eliminar o agente alérgeno, pois a pessoa tenderá a desencadear novas reações sempre que entrar em contato com o mesmo agente.
A alergia varia de região para região do corpo, isto é, cada parte do corpo está sujeita a ter alergia a determinado produto, por exemplo, nas mãos podemos pensar em detergentes ou produtos de limpeza, nas orelhas pode ser a bijuteria, entre outras milhares de dermatites de contato.
Após a causa da alergia ser afastada, é possível manter um controle satisfatório com os “cremes de barreira”, tipo silicone. Nas feridas, são utilizados cremes anti-alérgicos.
Não podemos esquecer também da alergia a medicamentos, que podem surgir na pele de forma diferente, podendo aparecer bolhas, urticárias e feridas. Sua causa é uma reação ao remédio, e não existe forma de se evitar, pois somente quando o remédio é tomado e a reação alérgica aparece é que podemos saber que foi daquele remédio específico.
Segue teste elaborado pela dermatologista Érika Monteiro para pesquisar o tipo de pele propensa à atopia.



Sensibilidade da pele: Sensível (S) x Resistente (R)

1) Produtos para cuidado com a pele (incluindo sabonetes, hidratantes, tônicos e maquiagem, causam irritação, coceira, vermelhidão, ardência ou “alergia” na sua pele?
Nunca ( ) às vezes ( ) freqüentemente ( ) sempre ( )

2) Você já teve diagnóstico de acne ou rosácea?
Não ( ) não, mas tenho acne de vez em quando ( ) sim ( ) sim, um caso grave ( )

3) Você tem “alergia” se usar bijuterias ou jóias que não sejam de ouro 18K (18 quilates)?
Nunca ( ) raramente ( ) freqüentemente ( ) sempre ( )

4) Filtros solares, hidratantes ou maquiagem fazem sua pele coçar, queimar, pinicar, ficar vermelha ou irritada?
Nunca ( ) raramente ( ) frequentemente ( ) sempre ( )

5) Você já teve sintomas de dermatite atópica (“alergia” de pele), eczema ou dermatite de contato ( inflamação ou erupções na pele)?
Não ( ) pessoas dizem que eu tenho isso ( ) sim ( ) sim, um caso grave ( )

6) Com que freqüência sua pele e/ou pescoço ficam vermelhos após exercícios moderados, e/ou com estresse ou com fortes emoções (como raiva), ou após comer alimentos apimentados, muito quentes (temperatura) ou após tomar bebidas alcoolicas?
Nunca ( ) às vezes ( ) freqüentemente ( ) sempre ( )

7) Quantos “vasinhos” vermelhos ou azulados você tem no seu rosto, incluindo o nariz (se você fez tratamento para eliminá-los, considere os que você tinha antes)?
Nenhum ( ) poucos ( um a três no rosto todo, incluindo o nariz) ( ) alguns (quatro a seis no rosto todo, incluindo o nariz) ( ) muitos ( )

Resultado: Pontuaçao Pele Sensível (S) x Pele Resistente (R):
01 a 10: Pele resistente
maior que 11: Pele sensível