sábado, 5 de fevereiro de 2011

Alergia Alimentar e Intolerância Alimentar


Existe diferença???

A confusão entre alergia alimentar e intolerância alimentar é muito comum. Alergia Alimentar acontece quando o sistema de defesa do organismo (sistema imune) acredita que uma substância alimentar inofensiva para o organismo é perigosa. Assim, no instante em que o indivíduo ingere o alimento, o sistema de defesa começa a trabalhar, "ativando" o corpo com substâncias químicas que causam vários sintomas de alergia (dor abdominal, vômito, diarréia, urticária, asma, tosse) e que podem afetar o sistema respiratório e digestivo, a pele ou o sistema cardiovascular. Foi observado que o maior número de casos está presente na lactância, seguida pela infância e pelos adultos.Os alimentos freqüentemente envolvidos na alergia alimentar são os que possuem alto teor de proteína, principalmente os de origem vegetal e marinha. Entre os alimentos que apresentaram reações alergênicas encontram-se o milho, arroz, centeio, nozes, camarão, mariscos, peru, carne de porco e bovina, banana, abóbora e batata.

Os principais fatores relacionados à alergia alimentar são: hereditariedade, exposição ao alimento, permeabilidade gastrointestinal e fatores ambientais que podem acentuar os sintomas da alergia.

Na Intolerância Alimentar ocorrem reações adversas que são ocasionadas pelos alimentos, mas que não envolvem o sistema de defesa (sistema imune). A intolerância mais comum é a do leite, que é provocada pela falta da lactase, uma enzima responsável pela digestão do açúcar presente no leite (lactose). Apesar de apresentarem causas distintas, os sintomas presentes na intolerância alimentar são semelhantes ao da alergia alimentar. Entre as substâncias que foram relacionadas com intolerância estão os conservantes, intensificadores de sabor, corantes, antioxidantes, ausência de enzimas.

Para o diagnóstico de alergia ou intolerância alimentar deve ser feito o levantamento do histórico familiar, descrição dos sintomas e o tempo decorrido a partir da ingestão do alimento, lista dos alimentos suspeitos e a quantificação do alimento até o aparecimento dos primeiros sintomas. Além de exame físico,  deve ser feito um diário alimentar e dos sintomas, além de testes bioquímicos e imunológicos.
O tratamento da alergia e da maioria das intolerâncias alimentares é a exclusão dos alimentos causadores ou redução da sua quantidade na dieta. É necessário ler os rótulos dos alimentos com o objetivo de identificar as substâncias alergênicas. Se o alimento for retirado deve-se procurar substituí-lo por outro fornecedor do mesmo nutriente.





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tatuagem


As tatuagens são lindas, exprimem sentimentos, falam um pouco do dono, porém, para quem tem psoríase o processo de tatuagem pode ser um pesadelo. A perfuração repetida da pele e a subsequente injeção de substâncias diversas, pode causar traumas teciduais. As manifestações clínicas geralmente aparecem de 10 a 14 dias mais tarde.


As tatuagens também podem levar à infecção - um outro fator desencadeante de psoríase.

Psoríase


O que é?
A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.

Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de familiares também acometidos.

Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.



Manifestações clínicas
Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas, com pouquíssimas lesões, até a psoríase eritrodérmica, na qual toda a pele está comprometida. A forma mais frequente de apresentação é a psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas (foto) na pele, bem limitadas e de evolução crônica.

Trate sua pele com cuidado. Evite acupuntura e converse sempre com seu médico.

Fonte: dermatologia.net

Cuidados com a Pele Seca

5 Dicas de Estilo de Vida para aliviar a pele seca:
Essas estratégias podem também contribuir para tornar a sua pele macia e suave:

1. Um umidificador em casa é uma ótima pedida para ajudar a manter a pele hidratada, principalmente  os meses de inverno;

2. Usar algodão e outras fibras naturais. Lã, tecidos sintéticos, ou de outros tecidos podem ser irritantes;

3. Beba muita água;

4. Coma alimentos ricos em omega-3, que são ácidos graxos essenciais e podem ajudar a fortalecer as  barreiras naturais da pele retendo óleo. Os alimentos ricos em ômega-3 incluem peixes de água fria (Cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau), semente de linhaça, castanhas e nozes, óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola), vegetais de folhas verdes escuro;

5. Para prurido ou inflamação, aplique uma compressa fria ou um creme de hidrocortisona sobre a área por uma semana. Se isso não resolver, converse com seu médico.


 Pele Seca com sinais de dermatite (alguma descamação, vermelhidão):



1. A dermatite seborréica: Este tipo envolve uma erupção vermelha, escamosa, seca, coceira constante em várias áreas do corpo, especialmente as áreas que contêm as glândulas sebáceas.  A dermatite seborréica pode ocorrer descamação do couro cabeludo, sobrancelhas e nas laterais do nariz.

2. A dermatite alérgica de contato:  Isso ocorre quando a pele entra em contato com uma substância que provoca uma reação imune, como algumas plantas ou compostos químicos. A dermatite alérgica de contato das mãos com freqüência provoca escamação nos dedos.

3. A dermatite atópica: Também conhecida como eczema, este é um tipo de longa duração de dermatites,que muitas vezes ocorre em famílias. Ele também pode causar a pele excessivamente  seca com  coceira.


4. O pé de atleta:  Em muitos casos, o pé de atleta, uma infecção fúngica, mostra-se como descamação seca nas solas dos pés. Quando não tratada, pode evoluir para inflamação da pele e vermelhidão típica da dermatite.


Fonte: WebMD Medical