Segundo o Globo Saúde, uma ótima notícia para mulheres que não querem ou não podem usar a tintura convencional nos fios: pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, estão desenvolvendo uma tintura natural que pode chegar às prateleiras em cerca de dois anos. Livre de substâncias sintéticas, o produto é feito à base de algas marinhas e, em testes iniciais, cobriu completamente os fios brancos das mulheres.
Os pesquisadores britânicos esperam desenvolver em breve uma linha de tinturas naturais em tons de castanho, ruivo, preto e louro. O objetivo é retirar das algas os pigmentos que correspondem a essas cores, e conseguir transformá-los em um produto seguro de ser usado em casa ou no cabeleireiro.
Além de fios ressecados e sem vida, muitas tinturas contêm ingredientes danosos para a saúde, que podem causar desde dermatites (alergias cutâneas) e até mesmo aumentar o risco de certos tipos de câncer.
Enquanto a novidade não chega ao mercado, é possível minimizar os efeitos colaterais das tinturas. Prefira um tonalizante ou tinturas semi-permanentes, que geralmente contêm menos substâncias irritantes. Faça sempre o teste de alergia ao menos 24 horas antes de usar o produto. Na hora da aplicação, respeite exatamente as instruções da embalagem. Depois, remova completamente o produtos dos fios. Por último, na hora de comprar verifique se o produto é livre de parafenilenodiamina, resorcinol, amônia e outras substâncias que costumam provocar alergias.
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2010/08/23/pesquisadores-tentam-criar-alternativa-natural-tintura-de-cabelo-917454857.asp