quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sobre a Alergia



"As doenças alérgicas representam um problema mundial de saúde e a prevalência destas condições alérgicas, como a rinite, é crescente. Além de ter um efeito negativo sobre os doentes em suas atividades diárias e qualidade de vida, as doenças alérgicas estão associadas a consideráveis encargos econômicos"
(SCHOENWETTER et al., 2004)


Nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado o aumento da prevalência (termo usado em estatística e em epidemiologia, refere-se ao número de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal ou à proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal) de doenças alérgicas em várias partes do mundo. No Brasil, as prevalências de diagnóstico médico de asma, rinite alérgica e eczema atópico foram determinadas em 2001 pela primeira vez, como parte de um estudo internacional e revelaram ser em média 12%, 39% e 8%, respectivamente, segundo pesquisa de Solé e Willians.

Os sintomas típicos das doenças alérgicas muitas vezes sào comuns a outras doenças, o que dificulta muito o diagnóstico. Este fato exige um conjunto de exames laboratoriais e clínicos, para validar o diagnóstico de doença alérgica.

Doenças alérgicas são desordens inflamatórias crônicas onde o sistema imune reage contra antígenos (substâncias estranhas ao organismo) que normalmente não deveriam causar nenhuma reação. Estas substâncias estranhas,os alérgenos, estão presentes no meio ambiente e o indivíduo não tem como ficar longe deles. Para muitas pessoas, por exemplo, substâncias químicas diversas, microrganismos presentes no ambiente podem causar fortes reações, como a rinite, asma, desarranjos gastrointestinais, coceira nos olhos, nariz e pele.

As razões pelas quais algumas pessoas desenvolvem alergias e outras não, não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que diferentes fatores genéticos e ambientais são importantes. Muitos genes têm sido descritos nos últimos anos como responsáveis pela maior sensibilidade à esses fatores ambientais, bem como diferentes estilos de vida podem também influenciar estas respostas alérgicas. Hoje muitos especialistas em alergia, têm sugerido que a exposição a antígenos desde o início da vida, pode levar a uma proteção a doenças alérgicas.

Nenhum comentário: