terça-feira, 13 de abril de 2010

Crianças Alérgicas e o lanche escolar


Crianças alérgicas necessitam maiores cuidados no que se refere aos lanches escolares. De maneira geral, todas as mães, independetemente de terem filhos alérgicos consideram o quesito - lanche da escola - uma preocupação diária. Imagine então, se a criança for alérgica. Qual o melhor tipo de lanche? Como escolher? Existe um tipo de lanche específico para as crianças alérgicas? Comprar o lanche na escola ou levar de casa? Lembrando que a escola desempenha papel fundamental na formação dos hábitos de vida da criança, sendo que ocupa praticamente um terço da vida ativa do escolar nos dias de semana.


Seguem algumas dicas fornecidas pela nutricionista Marilucia Venda:

1. Nem toda criança alérgica precisa de uma dieta especial. E, nos casos de alergia alimentar comprovada, esta orientação deve ser feita individualmente, de acordo com as características de cada criança.

2. O ideal é priorizar alimentos saudáveis, naturais, evitando-se ao máximo os produtos industrializados, frituras e com excesso de calorias.

3. Escolha os alimentos de acordo com a preferência da criança e procure variar, para não enjoar.

4. Faça uma programação para a semana toda, pois assim fica mais fácil e rápido arrumar a lancheira da criança.

5. É sempre bom tomar cuidado com alimentos perecíveis.

6. Achocolatados são muito apreciados mas devem ser reduzidos, alternando com sucos de soja, bebidas lácteas.

7. Crianças maiores preferem comprar o lanche na escola. Mas, quando elas se acostumam desde cedo, fica mais fácil optar por sucos ao invés de refrigerantes e por salgadinhos assados substituindo as frituras.

8. PREFERIR:

Pães e torradas
Sanduíche com geléia e queijo branco, peito de peru
Polenghinho
Bolos feitos em casa, de preferência sem calda
Pão de queijo
Biscoitos sem recheio
Barrinha de cereal
Para beber: água de coco, sucos naturas, bebidas lácteas, água fresquinha,

9. EVITAR:

Refrigerantes
Sucos artificiais
Batata frita
Bicoitos recheados
Pacotes de salgadinhos, cheetos e similares
Balas, chicletes, pirulitos

quinta-feira, 1 de abril de 2010



Serviço de Saúde Pùblica:

A campanha de vacinação contra gripe influenza H1N1:

De 08 a 19 de março foram imunizados os indígenas que vivem em aldeias e trabalhadores de serviços de saúde (médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica).


A partir de 22 de março a vacina já estava disponível para outros três grupos: grávidas, portadores de doenças crônicas e crianças de 6 meses até 2 anos. As gestantes que engravidarem depois desse período terão a vacina garantida nas fases posteriores. As crianças receberão a dose de vacina dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.


5 a 23 de abril: Adultos de 20 a 29 anos, mesmo sem problemas de saúde, devem procurar os postos de vacinação.


24 abril a 7 de maio: pessoas com mais de 60 anos de idade devem tomar a vacina contra a gripe comum. Os idosos que são portadores de doenças crônicas vão receber, na mesma data, uma segunda dose de vacina, a da gripe pandêmica.


10 a 21 de maio: adultos saudáveis de 30 a 39 anos.


Os pontos de vacinação foram definidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa.


Aqueles que quiserem receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) O serviço está disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1448


Leia mais no site do Ministério da Saúde
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1448