quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teste de Alergia - Testes alérgicos

Teste cutâneo (prick test)
É um método diagnóstico seguro e indolor. Após  história clínica e exame físico, deve ser realizado pelo médico ou especialista que determinará quais substâncias podem ter importância no quadro clínico e, portanto, deverão ser avaliadas. O desconforto pode ocorrer pelo prurido (coceira) localizado à área do teste, no caso da reação positiva.
Na maioria das vezes é realizado no antebraço após higiene local com algodão e álcool. O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de mosquito. Esta reação indica presença de IgE específica ao alimento testado. Algumas vezes torna-se necessário realizar o teste com o próprio alimento in natura.
Em algumas situações, o teste cutâneo deve ser substituído pela dosagem de IgE específica no sangue. São elas: necessidade de uso diário de anti-histamínicos (antialérgicos), não disponibilidade de material para teste, presença de eczema severo ou história sugestiva de reação intensa (reação anafilática) a determinado alimento. Muitas vezes o alergista realiza as duas formas de avaliação para ter maior segurança no diagnóstico.


Teste de contato (patch test)

Os testes são fitas adesivas contendo pequenas câmaras onde serão colocadas as substâncias a serem testadas. Cada fita tem dez câmaras e ,geralmente, são colocadas três fitas, testando-se, então, trinta substâncias. Os testes são colados sobre a pele do dorso do paciente e aí permanecem por 48 horas. Após este período o paciente retorna ao consultório e as fitas são retiradas. Às vezes, é necessária uma segunda leitura, geralmente realizada 24 horas após primeira.Observa-se a ocorrência de alguma reação alérgica nos locais onde foram colocadas as substâncias testadas. Conforme o grau da reação a cada substância o teste é interpretado como negativo, duvidoso, positivo (fraco, médio ou forte).



Cuidados Antes do Teste de Alergia

As drogas abaixo relacionadas interferem com o teste e devem ser suspensas pelo período indicado. No caso de impossibilidade da pessoa ficar sem o uso desses medicamentos o teste não deverá ser feito pois dará falso negativo:
•Antialérgicos – 7 dias
(Inclusive antialérgicos em associação com outras drogas, como no caso de antigripais e antialérgicos tópicos, como Livostin, Rino-Azetin ou Rino-Lastin).
•Cimetidina e Ranitidina – 2 dias
São remédios usados para tratamento de gastrite e outros problemas de estômago.
•Corticóides sistêmicos (Decadron, Celestone, Meticorten, Calcort) quando o paciente os está utilizando há mais de 10 dias esperar 30 dias após a suspensão. Se o uso for menor do que 7 dias, não há necessidade de se aguardar esse tempo.


Algumas drogas usadas em psiquiatria:
•Imipramina - um tipo de antidepressivo tricíclico (Anafranil, Tofranil).
•Fenotiazina - um antipsicótico
•Clorpromazina (Amplictil) – 10 dias.


Drogas antiasmáticas
•Broncodilatadores de longa duração (salmeterol e formoterol) – 2 dias.


obs = Não é necessário nem desejável que o(a) paciente esteja em jejum.
Fonte: http://www.dralergia.com.br/clinica.html

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se através de algum desses testes tem como saber se você tem alergia a tinta usada em tatuagens?

Obrigada

Léa Mont'Alverne disse...

olá! Minha filha vem tomando CELETAMINE desde segunda, hoje é uqinta e sua ultima dose foi as 6h,ela poderá fazer o teste RAST PARA CACAU no sábado?

Bia Acerbi disse...

Oi Léa,
O anti-inflamatório compromete os testes para alergia. Podem dar falso-negativo.
Sempre aconselho um espaço de tempo de 7 a 10 dias para o teste.
Abç.

Patricia Almeida disse...

Olá Bia.. goataria de um ajuda sua se possivel, sou aluna do curso de biomedicina da UNIP em Campinas e gostaria de saber sobre o teste RAST ou RIST, pois pela internet, não há muito material divulgado, e tenho pouco conteúdo didático sobre o mesmo ... preciso apenas saber como acontece e para que é util..desde já agradeço...Abraços..