sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alergia a Bijouteria


Este é um tipo muito comum de alergia cutânea (da pele). Alergias de pele podem ser atópica e de contato. A atópica está ligada ao histórico familiar e pessoal como asma, bronquite ou rinite alérgica. Já a dermatite de contato refere-se a uma substância específica, como alergia a bijuterias, que está relacionada ao metal níquel.

A Dra. Renata Mitelman Tkacz, dermatologista, explica que o tratamento da dermatite atópica tem como objetivo prevenir as coceiras das feridas que pioram o problema. O banho deve ser rápido, com água morna ou fria, não use buchas ou esponjas, aplique sabonte em pouca quantidade e de preferência a um sabonete neutro. Recomenda-se após o banho o uso de hidratante no corpo e nas áreas de dermatite costuma-se usar pomadas especificas para que as lesões melhorem.

No inverno, quem possui alérgia atópica, a situação costuma se agravar devido aos excessivos banhos quentes que deixam a pele ressecada.
Já nos casos de dermatite de contato é preciso eliminar o agente alérgeno, pois a pessoa tenderá a desencadear novas reações sempre que entrar em contato com o mesmo agente.
A alergia varia de região para região do corpo, isto é, cada parte do corpo está sujeita a ter alergia a determinado produto, por exemplo, nas mãos podemos pensar em detergentes ou produtos de limpeza, nas orelhas pode ser a bijuteria, entre outras milhares de dermatites de contato.
Após a causa da alergia ser afastada, é possível manter um controle satisfatório com os “cremes de barreira”, tipo silicone. Nas feridas, são utilizados cremes anti-alérgicos.
Não podemos esquecer também da alergia a medicamentos, que podem surgir na pele de forma diferente, podendo aparecer bolhas, urticárias e feridas. Sua causa é uma reação ao remédio, e não existe forma de se evitar, pois somente quando o remédio é tomado e a reação alérgica aparece é que podemos saber que foi daquele remédio específico.
Segue teste elaborado pela dermatologista Érika Monteiro para pesquisar o tipo de pele propensa à atopia.



Sensibilidade da pele: Sensível (S) x Resistente (R)

1) Produtos para cuidado com a pele (incluindo sabonetes, hidratantes, tônicos e maquiagem, causam irritação, coceira, vermelhidão, ardência ou “alergia” na sua pele?
Nunca ( ) às vezes ( ) freqüentemente ( ) sempre ( )

2) Você já teve diagnóstico de acne ou rosácea?
Não ( ) não, mas tenho acne de vez em quando ( ) sim ( ) sim, um caso grave ( )

3) Você tem “alergia” se usar bijuterias ou jóias que não sejam de ouro 18K (18 quilates)?
Nunca ( ) raramente ( ) freqüentemente ( ) sempre ( )

4) Filtros solares, hidratantes ou maquiagem fazem sua pele coçar, queimar, pinicar, ficar vermelha ou irritada?
Nunca ( ) raramente ( ) frequentemente ( ) sempre ( )

5) Você já teve sintomas de dermatite atópica (“alergia” de pele), eczema ou dermatite de contato ( inflamação ou erupções na pele)?
Não ( ) pessoas dizem que eu tenho isso ( ) sim ( ) sim, um caso grave ( )

6) Com que freqüência sua pele e/ou pescoço ficam vermelhos após exercícios moderados, e/ou com estresse ou com fortes emoções (como raiva), ou após comer alimentos apimentados, muito quentes (temperatura) ou após tomar bebidas alcoolicas?
Nunca ( ) às vezes ( ) freqüentemente ( ) sempre ( )

7) Quantos “vasinhos” vermelhos ou azulados você tem no seu rosto, incluindo o nariz (se você fez tratamento para eliminá-los, considere os que você tinha antes)?
Nenhum ( ) poucos ( um a três no rosto todo, incluindo o nariz) ( ) alguns (quatro a seis no rosto todo, incluindo o nariz) ( ) muitos ( )

Resultado: Pontuaçao Pele Sensível (S) x Pele Resistente (R):
01 a 10: Pele resistente
maior que 11: Pele sensível

Nenhum comentário: