terça-feira, 12 de maio de 2009

Tatuagens e Alergia - HENNA


As tatuagens feitas com HENNA são muito usadas pelo seu caráter provisório, por sua disponibilidade, baixo custo e por não causarem danos à pele. Porém alguns tipos de compostos químicos usados na tintura, podem comprometer a ideia amplamente difundida de que a HENNA é um produto natural e portanto inofensivo, o que não é verdade, porque em alguns casos ela pode levar a uma reação alérgica.
A HENNA é uma tintura vegetal, nas cores verde, vermelha ou marrom, que têm pouca duração, em torno de 20 dias. Para produzir uma coloração mais escura, alguns tatuadores adicinam algumas substâncias químicas como a parafenilenodiamina ou PPD (no inglês), que segundo a FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, é uma substância que só pode ser usada legalmente em tintura para cabelo, nào diretamente na pele. Em algumas receitas caseiras, o limão é um dos ingredientes. As reações alérgicas nestes casos veem acompanhadas de queimaduras e bolhas.

Em casos de alergia, lave o local com muita água, não fure as bolhas e evite o contato da roupa com a lesão. Procure seu médico, de preferência um dermatologista.
As marcas da alergia ou das queimaduras ficam visíveis por vários meses, portanto cuide para que elas não tomem sol, para evitar o escurecimento do local.
E lembre-se: a escolha do local e do profissional tatuador é muito importante.
Cuide-se!

9 comentários:

Unknown disse...

Ola Bia Querida,
Solicito autorizacao para usar esta sua excelente postagem sobre alergia de henna nos meus blogs Indiagestao e Indiagestion.
Naturalmente a fonte sera devidamente citada, assim como voce.
Om Shanti

Macêdo Jr disse...

Bia, parabéns pela magnifica postagem. Fiquei impressionado com as imagens e com o conteúdo das informações. Se vc não se importar, também gostaria de postar essa matéria no meu blog http://cienciaxereta.blogspot.com/.
Grande abraço

Unknown disse...

oi bia tudo bem,fiz uma tatuagem a 27 dias e algns dias estou com apareceram bolinhas pequenas isso e alergia como devo tratar obrigada.aguardo respostas:marelysilva@gmail.com

Unknown disse...

Fiz uma tattoo em janeiro, cicatrizou legal, e depois de 45 tomei sol, coloquei protetor solar, mas acho que reagiu com o calor, pois ficou em alto relevo, é uma frase no antebraço,toda preta, fazendo bracelete, até hj não voltou ao que era, será que foi alergia? vai voltar ao que era antes? já tenho 15 tattoos, e nunca aconteceu isso, mesmo tatuador sempre, e tintas garantidas,me esclareça, abraços ines

Unknown disse...

Esperarei resposta, pois não tenho evitado o sol, bjs

Unknown disse...

TO na espera

Bia Acerbi disse...

Oi Ines,
Fica muito difícil afirmar se o seu problema é alergia sem a avaliação de um profissional. A sua pele reagiu de maneira diferente do que você estava acostumada. Lembre-se que o nosso organismo não é sempre o mesmo, ele é dinâmico e pode responder diferentemente aos estímulos do meio ambiente por vários fatores, inclusive o sol.
Você deve consultar um médico, porque você pode estar com um quadro de alergia ou até com uma infecção de pele.
Espero ter te ajudado.
Obrigada por seu contato.

Unknown disse...

Acabei de ir ao medico, e ele constatou uma alergia, to fazendo tratamento com uma pomada chamada Clob X,vamos ver com o tratamento se volta ao normal, kkk, agradeço a atenção, abraço

Francinete Bandeira disse...

Amiga... que horror essas alergias... graças a Deus não curto tatuagens, mas para quem curte... cuidado gente... isso é sério... muito bom seus post, uma vez que leva informações aos seus leitores que não vemos por aí... daí a importancia da multiplição das informações... bjsss