terça-feira, 5 de maio de 2009

Tatuagens e Alergia

Durante muito tempo, as tatuagens foram vistas como sinal de delinquência, transgressão e rebeldia. Na maioria das vezes eram inevitavelmente usadas como forma de aceitação em algumas tribos, como punks, rockers, dentre outros tantos grupos. Antes da década de 90, pessoas tatuadas inspiravam medo e desconfiança, porque preconceituosamente eram associadas aos piratas, gangues de motoqueiros e presidiários, mas é inegável também, que de alguma maneira, representavam atitude, coragem, afinal marcar a pele em caráter definitivo (quase sempre, mesmo usando técnicas avançadas como o laser), não é para muitos.


O escritor americano Jack London, autor de mais de 50 obras publicadas, já em 1883 escreveu: “mostre-me um homem com uma tatuagem e eu mostro-lhe um homem com um passado interessante”. Ele falava em homem, porque era raríssimo ver uma mulher tatuada.

Embora ainda existam restrições quanto ao uso de tatuagens, principalmente no trabalho, elas hoje representam, além de atitude e estilo, uma forma de comunicação, muito própria, que expressa sentimentos, lembrança, declaração, enfim; elas conseguem dar um recado. As mulheres mais independentes e decididas, exibem suas tatoos com orgulho, inclusive como maquiagem para boca e olhos.

A tinta fica na derme, que é a segunda camada da pele, pois as células deste local são mais estáveis que as células da epiderme, que constantemente são eliminadas. Por este motivo, a tinta permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimo.


No entanto as tatuagens não são para todos, principalmente pessoas com diabetes, portadoras do vírus HIV, com hemofilia, com epilepsia, com hepatite, bem como quem tem problemas de coagulação sanguínea, problemas de pele (herpes, fungos, eczema, psoríase, alergias…) ou se não foram vacinadas contra o tétano e contra Hepatite B. Alguns cuidados devem ser tomados no dia de se fazer uma tatuagem: não consumir bebidas alcoólicas, nem bebidas que contenham cafeína, não ingerir medicamentos, não comer imediatamente antes de se tatuar. Alguns salões de tatuagem exigem uma assinatura em um termo de responsabilidade.



Em relação à alergia, as tatuagens podem sim levar a um quadro de resposta imune exagerado, típico das alergias, principalmente pelas substâncias presentes nas tintas, que podem causar vermelhidão, coceira, sensação de queimadura. As tintas de tatuagem, ao contrário do que muita gente pensa, não são pigmentos vegetais, mas misturas que levam componentes de ferro, mineral e plástico. Na sua maioria, estas tintas não apresentam em seus róturlos, sua composição exata. Vários testes em laboratórios na Europa, e em outros países, mostraram uma alta concentração de metais nos pigmentos, que é prejudicial à pele.

Procurar profissionais devidamente habilitados é importante para quem tem respeito pelo próprio corpo.

110 comentários:

Indi(a)screet disse...

Eu tive uma reacao alergica apos fazer uma tatuagem na canela. A tatuagem eh de um coracao TODO vermelho. Depois fiquei sabendo que a tinta vermelha eh a que apresenta as maiores concentracoes de ferro e a cor que da mais alergia. sou prova viva de que isto eh verdade!!!

Unknown disse...

Oi? gostaria de saber se você curou da alergia ou ainda esta ruim, se conseguiu melhorar me diz como pois estou com alergia e não consigo curar.

Bia Acerbi disse...

Oi Rose,

Alergia ñ tem cura. Ela pode ser controlada desde que você saiba a que você é alérgica.
Este controle geralmente é quanto aos fatores ambientais e nas crises, um medicamento específico para seus sintomas deve ser ministrado por um médico. Atualmente o que se tem feito para evitar a utilização de medicação por muito tempo, por pessoas que apresentam sempre crises alérgicas, é a imunoterapia, que se usa pequenas concentrações das substâncias que causam a alergia. Começa-se com pequenas doses e estas doses vão aumentando até um limite confiável. A imunoterapia dá resultados, porém exige disciplina e paciência, pois geralmente o tratamento dura de 2 a 5 anos.

ex-lover disse...

eu fiz uma tatuagem a 2 dias, e começou a criar bolhas;
estou com muito medo do que possa ser...
sera que deu reação alergica ?
as bolhas estão ficando mais grande....

Bia Acerbi disse...

Oi "Crazy",
Muito provavelmente você está com alergia. Procure um médico para que ele te indique medicamentos adequados. Enquanto isso, procure deixar o local da reação alérgica bem limpo e evite coçar.

' Giiuliia '-' disse...

eu ainda nao tenho certeza mas estou com sintomas de psoriase por causa de algumas manchas que apareceram na região dos meus seios. e quero fazer uma tatuagem.. devo esperar pra saber oque é , ou posso fazer assim mesmo ? quero muito fazer a tatuagem, mas tenho medo que a pisoriase me atrapalhe em alguma coisa. Espero que possa me ajudar. beijos

Bia Acerbi disse...

Oi Giulia,

Eu recomendo a você uma consulta a um dermatologista para um diagnóstico correto. A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno).Homens e mulheres são acometidos, porém o início geralmente é precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade. A tatuagem embora não tenha relação direta com a psoríase, pode sim ser um fator desencadeante, levando ao aparecimento de algumas lesões próximas à região pigmentada. Seria então importante, uma visita ao especialista.

Obrigada por sua visita.

Unknown disse...

Olá, fiz uma tatuagem no pé em março, e em algumas partes estou tendo coceiras e fica cheio de caroços e inchado, mais não é na tatuagem inteira só nas partes que contém a cor laranja. è algum tipo de alergia? O que devo fazer?

joine disse...

tenho 5 tatuagens , todas em preto , mas a ultima q fiz apareceu alguns caroços vermelhos , e um tribal grande q toma do ombro ate a altura da curva do cotovelo, na area q tem tinta não tem nada só na area q esta normal, sera alergia ou intixicação pela vasilina q passava 3 vezesw por dia

Unknown disse...

Oi, fiz uns exames para detectar minhas alergia, e deu que tenho alergia a tatuagem. mas to querendo fazer uma, e agora? mas tô com medo de dar algum problema...e de eu nao poder fazer nunca.

Bia Acerbi disse...

Oi Elyda,
Vc provavelmente tem alergia às substâncias contidas nas tintas usadas na tatuagem e essas são muitas. O melhor seria conhecer qual dessas substâncias causam a alergia. Converse com seu tatuador e peça algumas informaçòes sobre os produtos usados. E também pedir orientação a um médico.

Unknown disse...

gostaria de entra em contato com vcs teria como vcs me ornecerem o telefone.
juliana.

Unknown disse...

Bia, boa tarde. Eu tenho alergia a cloreto de cobalto e niquel. Costumo fazer o teste de alergias de tempos em tempos e vejo que as reações a muitos itens tem amenizado, mas estes não. Esmaltes comuns, sombra, lápis para os olhos por exemplo, são itens que não posso usar. Como sei a possibilidade de reação alérgica com uma tatuagem? O Cloreto de Cobalto já indica que haverá reação?
Como Funciona e onde posso fazer a imunoterapia. É o antigo tratamento com injeções? Obrigada! Kelly

Bia Acerbi disse...

Oi Kelly,
Obrigada por sua visita. Geralmente o cloreto de cobalto faz parte da maioria dos pigmentos, ele é usado para escurecer a cor do pigmento,o níquel é responsável pela cor azulada (sombras, lápis) portanto, muito provavelmente você terá alguma reação alérgica se fizer tatuagem. O níquel também está presente nas bijuterias e acessórios metálicos.
Você sabe que já existem no mercado cosméticos hipoalergênicos?? Procure se informar se os mesmo são isentos destes compostos.
A aplicação de vacinas para alergia é chamada de imunoterapia específica. Usam-se mínimas porções da substância a que a pessoa é alérgica, de modo contínuo, até o organismo não reagir mais de forma anormal àquela substância. É a famosa “vacina para alergia”. Esta vacina aumenta a imunidade da pessoa. O tratamento é feito gradualmente e seu tempo de duração varia, geralmente é de 1 a 5 anos.
É importante que o tratamento seja feito adequadamente conforme as prescrições médicas até o fim, para que traga os resultados esperados. Os casos mais indicados são para alergias respiratórias.

Unknown disse...

Olá, pesquisando sobre reações alergicas com tatto no pé, vi o site de vcs. Gostaria de saber como devo proceder. no dia 16 de janeiro deste ano fiz uma tatto no pe pequena só preta. Não inchou,não passei pomada nada, apenas mantive-a sempre bem sequinha e tal.
Agora fiz uma grande, de uns 30 cm ela será colorida, mas só fiz o preto e os sombriados com cinza e branco, fiz ontem a tatto e hoje meu pé nem osso aparece de tão inchado e eu estou sentido o local queimar. Ta dando caibra até no joelho. Gostaria de saber o que devo fazer. Fiz no mesmo tatuador que a primeira do é, foi justamente para cobrir a primeira.
Agradeço desde já, Teka

Bia Acerbi disse...

Oi Teka,
Obrigada por sua visita.
Vc pode estar com reação alérgica à tinta, porém esses sintomas são mais típicos de uma infeção por micro-organismos. Vc deve procurar um médico para um diagnóstico e acompanhamento.
Boa Sorte!

Unknown disse...

BOM DIA,MINHA ESPOSA FEZ UMA TATUAGEM COLORIDA EM MAIO DESTE ANO, SÓ QUE A COCEIRA NA COR LARANJA ESTA CADA VEZ POIR, GOSTARIAMOS DE SABER UMA FORMA DE ALIVIAR A MESMA. AH, SE TIRAR A TATUAGEM COM LASER OS EFEITOS DA COCEIRA SAEM JUNTOS?
EM TEMPO, CASO CUBRA O COLORIDO COM PRETO OU BRANCO PODE SUMIR A COCEIRA?
DESDE JÁ AGRADEÇO, OBRIGADO.
JOVANI

Bia Acerbi disse...

Oi Jovani,
Grata pela visita!
Muito provavelmente sua esposa está com alergia a alguma substância presente no corante laranja. Ela pode tentar minimizar o problema usando um medicamento local antialérgico, para tanto, vcs devem consultar um especialista. Cobrir a tatuagem pode agravar ainda mais o problema, porque além da adição de novo corante, o local vai ser novamente "machucado" para a inoculação da nova cor, o que pode levar a um quadro de infecção.
Por favor, lembre-se, a consulta com um especialista é a melhor solução.
Espero ter ajudado de alguma maneira.

Quack disse...

Oi , fiz tatuagem a cerca de uns 8 dias , ponho pomada , nao apanho sol , mas tenho borbulhas a volta da tattoo :(
Será que sou alergico? tou com algum medo , Obrigado

Unknown disse...

olá a todos!
minha dúvida é agora depois de certos esclarecimentos deste site quase que uma certeza, apesar de não ter tido nunca uma consulta com um dermatologista. sempre apresentei alergias a biju, metal (peças intimas, sadálias, botões de calças entre outros.), e sem contar da existência de alergia respiratória... infelizmente meu desejo de possuir uma tatuagem irá ficar só na vontade!!!

Unknown disse...

Oi boa noite! Fiz uma tatuagem em 24/12 e agora apareceram uns carocinhos qu coçam muito, eles também ardem e às vezes dá impressão que doem. Voltei ao tatuador e ele me disse que deu alergia na tinta roxa, que em 15 anos de trabalho dele isso aconteceu 2 vezes! Que eu tenho que continuar usando a pomada nebacetin e usar muito hidratante, podendo também usar um antialérgico. Gostaria de obter mais informações sobre o que devo fazer, continuo passando somente a pomada e mais nada. Mas não estou vendo resultados, isso me preocupa muito!! Obrigada.

Mih disse...

olá
quero fazer uma tatuagem..mais sou alergica a alguns medicamentos..gostaria de saber se tem algum exame que posso fazer pra saber se posso ou não fazer a tatuagem..e onde posso fazer o exame?
brigada

Unknown disse...

tenho 1 tatuagem , toda em preto , mas a ultima q fiz apareceu alguns caroços vermelhos ,na area q tem tinta não tem nada só na area q esta normal, sera alergia ou intoxicação. Sinto muita coceira, gostaria de uma dica para sanar meu problema. Grata.

Bia Acerbi disse...

Oi Letícia,
Obrigada por seu contato.
Vc provavelmente está com uma reação alérgica à tinta. Passe uma pomada à base de corticóide. Observe por uns três dias, se o problema persistir, procure atendimento de um dermatologista.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Boa Tarde,

O Blog ainda esta ativo?
Então eu quero fazer uma tatuagem porem tenho alergia a muitas coisas, principalmente a Tatuagem de Hena, as 2 que já fiz ficam inchadas e muito vermelhas e também cocam muito, gostaria de saber se voces poderiam me indicar um Dermatatologista para eu saber se tenho alergias tatuagem normal.. Me disseram que sao quimicas diferentes entre a de Hena e uma Permanente.

Obrigado,

Bia Acerbi disse...

Oi Nicolas,
Obrigada por seu contato.
Em que cidade vc mora?? Para saber se conheço algum dermatologista, alergista ou alergologista (especialista em alegia). Para vc ter certeza se vc é realmente alérgico a algumas substâncias, vc deve fazer um teste alérgico. Veja o meu penúltimo post. Só depois de fazer o teste vc vai saber a quais subtâncias seu organismo reage exageradamente.
Espero ter te ajudado.

Unknown disse...

Olá boa tarde!
Fiz minha tão sonhada tatuagem, no dia 22/04/2011. Ela estava perfeita! Escrevi Muay Thai na panturrilha direita (28 cm).
Fiz tudo que meu tatuador recomendou, assepsia, plástico, não ingerir determinados alimentos e talz. Só que na segunda-feira, retornei meus treinos de Muay thai na academia e um dia após começaram a aparecer algumas bolinhas brancas, iguais à espinhas, só que essas se tento espremer dóem bastante! E algumas estão bem grandinhas e tomaram toda minha tatuagem!
Sendo que a cicatrização já ocorreu, pois, grande parte das casquinhas caíram, agora só faltam algumas.
Será que a alergia se espalhou por eu ter coçado, ou sou alérgica á pomada que passei???? Se puderem me ajudar, toda ajuda é super bem vinda! Abraços

Bia Acerbi disse...

Olá,
Boa Tarde! Estou feliz com seu contato (Recepção Wise up?). Fica muito difícil dizer com certeza se você teve alergia (pelas tintas) ou até uma infecção. Cuide para que o local fique limpo. Use água e sabão. A pomada deve ser à base de corticóide - antialérgica. Procure um médico se a reação demorar para passar.
Obrigada.

cantinho do sonho disse...

Ola eu gostaria de saber se posso fazer uma tatuagem mesmo tendo alergia de bijus, brincos, pulseiras, botão de calça, pirceng, essas coisas...
E também queria saber se fazendo exames medicos é certeza do resultado...

Obrigada

Bia Acerbi disse...

Olá Cantinho do Sonho,
Obrigada por seu contato. Sendo tão alérgica assim, muito provavelmente você pode sim ter alergia às tintas da tatuagem. Procure um alergista ou dermatologista e exponha seu problema. Provavelmente eles te indicarão um teste para alergia.
Espero ter ajudado.

wallentina disse...

Oi Bia, minha irmã fez uma tatuagem há 04 meses e agora teve reação alérgica à cor laranja. Ela já foi ao dermatologista e está usando uma pomada juntamente com outra medicação. Gostaria de saber é se é possível que a alergia desapareça com o tratamento ou ela vai ter que retirar a tatuagem?

Nega Linda do Mundo disse...

EU TENHOLERGIA A TATTUAGEM DE RENÁ,
MAIS EU SOU LOUCA PRA FAZER UMA TATTUAGEM SERÁ QUE SE EU FAZER UMA TATTUAGEM EU POSSSA TER ALERGIA? EU QUERO MUITO FAZER UMA TATTUAGEM E A TATTUAGEM QUE EU QUERO FAZER AS CORES DELAS SÃO VERDE E SINZA? SERA QUE EU IREI TER ALERGIA A TATTU? PORFAVOR MIM DIZ ALGUMA COIISA EU QUERO MUITO FAZER UMA TATTU. BEIJO MUITO OBG


ASS: NAYRA TAIS

*raissa disse...

tenho uma cicatriz na perna apesar de já ter feito duas cirurgias plásticas,gostaria de saber se posso fazer uma tatuagem para cobrir a cicatriz, não fiquei com quelóide, mas tenho medo de sofrer algum tipo de reação alérgica, como ter a certeza que posso fazer com segrança

Unknown disse...

Sou alérgica a metais...Isso pode me causar problemas se eu vir a fazer uma tatuagem?

pece disse...

Olá, estou querendo fazer uma tatuagem mas estou com receio pois sou alérgico a alguns perfumes mais fortes e antitranspirantes. Já fiz uma tatoo de henna e não tive problemas, será que a tinta da tatuagem poderá ser problema? Vou fazê-la só na cor preta.

pece disse...

Vou fazer uma tatuagem toda preta e gostaria de saber se corro o risco de ter alergia à tinta, já que sou alérgico a perfumes. Já fiz uma tatoo de henna e não tive problemas.

darkstb disse...

Foi muito bom ter encontrado este blog e apresento os meu parabens.
o meu caso é na minha 7º tatuagem mas a minha 1º totalmente colorida pois todas as outras tem como base o preto e apenas alguns toques e sobras com cores mais vivas, desde o vermelho ao azul, amarelo, laranja ou seja todas as cores mais problematicas, apesar disso nesta tatuagem e com 24h depois da mesma ter terminado apareceu me um vermelhao enorme e inchaço enorme, vermelhao esse que tem um aspecto muito parecido ao de uma queimadura.
a minha questao aqui é a seguinte?
séra alergia á cor visto que a quantidade usada das mesmas é muito superior á de todas as outras?
poderá ser alergia o mesmo queimadura por friçao da pelicula aderente com o suor e vaselina?
qual o conselho para já?
ou ate que ponto devo ver a evoluçao dos sintomas apresentados.
desde ja grato.

Bia Acerbi disse...

Oi Darkstb,
Obrigada pela visita.
Você pode estar com alergia a algum componente da tinta colorida. Mantenha o local limpo para evitar infecção, não tome sol. Pode ser usado uma pomada antialérgica, mas seria interessante procurar um médico, para evitar o aparecimento de cicatrizes.
Espero ter ajudado.

claudinhalaroque disse...

Há quase 10 anos tenho alergia cronica a sulfato de niquel...hoje com 26 anos tenho apenas cuidados com perfumes cremes, maquiagens e metais...esta tudo mais controlado quas enao tenho lesoes. Gostaria de sbaer se tenho a possibilidade de fazer uma tatuagem?

Bia Acerbi disse...

Oi Claudinha,

Existem no mercado tintas para tatoo sem alguns metais, para alérgicos. Não sei precisar sem quais metais e quais tintas. Você deve fazer uma pesquisa antes de fazer a tatoo.
Obrigada por sua visita.

Negra Rhama disse...

Olá, eu já tive sindrome de stevens johnson como uma pomada fitoterapica, é um quadro alérgico bem grave, fiquei 1 mês no hospital por causa da alergia. Queria mto fazer uma tatuagem, mas tenho medo. Embora os médicos digam que essa síndrome a pessoa pode ter tomando uma aspirina e não significa que terá no novamente só pq já teve.
Pode acontecer ou não!

Leticia Ouros disse...

Ola, irei fazer uma tatugem, mas antes eu procurei um dermatologistae fiz um exame alergico quimico, neste exame acusou alergia a sulfato de niquel, neste caso segundo a dermatologista eu sou alergica a:(aço inoxidavel,ceramica,cimento,enegrecimento de zinco e latão, equip. telefonico,fungicidas,inseticidas,biju,ligas metalicas como ziper,grampo de cabelo,laminas de barbar,tinta, tintura de cabelo, vernizes). Eu consultei um tatuador e ele me passou a bula da tinta da tatu e não vi nenhum destes componentes,é seguro eu fazer a tatuagem??? Uma vez q pelo visto tenho alergia apenas a "agulha" que será momentaneo certo? Li pelo seu blog e vi q os pigmentos sao compostos de metais, tem alguma marca de tinta antialergica que voce recomenda?? Alguma cor que pode nao conter o metal???Adorei o blog, esta de parabens!!!

v disse...

Meo nome é Anderson C. fiz uma ta to nas costa preta e branka alguns meses depois quando me coço apareçem erupiçoes na minha pele vermelhas em forma redonda ou espichadas será q é alergia?

SapeCão disse...

oi, tenho uma dúvida, sou alérgida a ácaros, poeira, frutos do mar, e sempre que faço um piercing ele meio que inflama no começo, mais depois de passar pomadas, ele melhora, não sei se com tatuagem também seria assim, pelo fato de ter tais alergias, e "difícil" cicatrização! obg..

Nani disse...

Bia tenho alergia a tatuagem de renna e a tinta de cabelo! E a pouco tempo comprei uma promoção de tatuagem e quero muito fazer. Será q corro o risco de ser alergica tbm a tatuagem definitiva? Obrigada!

Bia Acerbi disse...

Nani, obrigada por sua visita.
Olhe, quem tem alguma quadro alérgico, seja ele medicamentoso, alimentar ou por poeira domiciliar, para fazer uma tatoo deve se submeter à um teste alérgico. Porque as chances de vc desenvolver uma alergia à tinta da tatuagem é muito grande e não convém arriscar. Procure um dermatologista antes de fazer sua tatoo.
Espero ter ajudado.

William disse...

Tenho uma duvida, estava querendo fazer uma tatuagem, mas tenho reações alergicas de contato de metais com a pele, exemplo aneis e relogios, e até mesmo a parte de dentro do botão da calça jeans, ainda hoje os pigmentos de tatuagem são feitos utilizando mistura de varios metais ? sera que vai dar uma reação ?

Bia Acerbi disse...

Oi Willian,
A grande maioria das tintas são feitas a base de pigmentos derivados de metais, que podem causar reações cutâneas. Cada cor é formada por substâncias diversas.
Existem hoje no mercado algumas tintas cujos pigmentos não contêm metais justamente para pessoas alérgicas, são tintas mais caras, mas vale a pena investir se você for realmente alérgico. Converse com um dermatologista antes de se submeter a uma tatuagem.
Espero ter te ajudado.
Obrigada por seu comentário.

Renewal disse...

oi bom dia, fiz uma tatuagem de 2 laços na panturrilha e depois de 2 semanas começou muita coceira minha vontade de arrancar as tatuagem de tanta coceira, o contorno preto e elas são vermelhas com rosa,o que devo fazer,obrigado.tento não coçar mas se torna quase impossível.

Bia Acerbi disse...

Oi Renewal,
Parece-me que vc está com uma reação alérgica aos pigmentos das tintas de sua tatuagem.
Vc deve procurar um dermatologista que vai te indicar medicamentos específicos. Não tome sol no local e procure não coçar, vc pode ter uma infecção local.
Espero ter ajudado.

Robert disse...

Olá Bia!
Lendo os problemas citados, meu caso é semelhante ao do "DARKSTB". Fiz uma tattoo há uma semana na panturrilha e tem 24cm, porém ainda não terminei. Eu abusei muito, pois fiz na quarta de tarde e na quinta de noite já estava bebendo e sexta tb bebi muito em um casamento onde dançei a noite toda. No sábado fiquei muito tempo de pé e no Domingo já não aguentava de dor. está ficando cada vez mais vermelho, e agora está inchando cada vez mais a perna, quase não consigo enchergar meu tornozelo. não tenho tanta vontade de coçar mas noto uma inflamação e então tenho tomado anti-inflamatório por conta e tb passo a pomada (genérico da nebacetin. É muito provável que seja alergia????___Se for, existe cura, uma vez que a tattoo não sai???...
desde já agradeço!!
Clodoaldo

Bia Acerbi disse...

Bom dia Clodoaldo,
As reações alérgicas embora apresentem o mesmo mecanismo de resposta do sistema imunológico apresentam-se de maneira diferente em cada um de nós. Esse quadro que você descreve pode ser decorrente de uma alergia ou mesmo de uma infecção. Procure manter a tatoo limpa (água e sabão mesmo, não tome sol no local) e continue com a pomada. Mas não tome anti-inflamatório sem consultar um médico, esse medicamento compromete d+ os rins, cuidado. Se o processo inflamatório não melhorar, procure um dermatologista, ok? Espero ter ajudado. Abraços.

Gabriel Tenorio disse...

Olá Bia.

Tenho lido bastante o forum, e quero saber se me encaixo nesse mesmo problema relacionado a alergia a tintas.
Eu fiz uma tatuagem a cerca de 1 mes na panturrilha, foi toda em uma seçao e é relativamente grande, na primeira semana a perna inchou muito, fiquei muito assustado, mas a perna voltou a seu tamanho normal, porem na regiao onde tem tinta vermelha, mesmo os pequenos detalhes, ficaram com aspecto inchado, alto relevo, como bolhas. De inicio achei que fosse alimentaçao, ja que vinha de uma sequencia de alimentaçao gordurosa, e ainda permaneci assim depois de ter feito a tatuagem, tentando evitar apenas alimentos que todo mundo fala que nao pode, como carne de porco, camarao... e etc...
Eu vou ao dermatologista, mas receio que poucos irao saber me guiar de forma correta.
obrigado

Bia Acerbi disse...

Oi Gabriel Tenorio,
Não posso te garantir, mas você provavelmente teve uma reação alérgica pelas tintas ou então um processo inflamatório local. Você deve procurar um médico. Cuidado com o Sol para não manchar o local, mantenha o local limpo e não cubra a tatoo. Obrigada por seu contato. Espero te ajudado.

Iury Cesar disse...

Olá Bia.
Meu nome é Iury tenho alergia a: cetoprofeno, ibuprofeno, acido acetil salicilico , diplofenac, peroxican, tenoxican, nimesulide, dipirona, aminofenozona, pirazolona, fenilbutazona corantes tartrazina amarelo e laranja. Fiz este teste alergico a uns 10 anos hj estou com 20.
a minha duvida é se eu posso fazer a tatuagen ( q seria na cor preta) e q tbm terei q tomar um remedio chamado secnidazol. será q vai atacar minha alergia. se puder responder para o meu email iury.cesar@hotmail.com .
desde jah agradeço

Iury

Pérola Negra disse...

Olá, eu estou prestes a fazer minha 1ª tatuagem , mas apenas uma dúvida me impede. Eu tenho alergia a metal. Costuamam surgir no meu corpo bolinhas que causam coceira, principalmente nas regiões onde uso correntes, pulseiras. A tatuagem que gostaria de fazer é apenas na cor preta. Existe alguma maneira de saber se esta tinta pode me causar alguma rreação alérgica? obrigada.

paulinha disse...

Ola..
Tenho aoo de henna e inchou minha perna, sou alergica tambem a tinta de cabelo, mesmo as anti alergicas, quero fazer uma tatoo sera que posso?

paulinha disse...

Ola vou explicar direito que nao o fiz, a um tempo atras pintei meu cabelo de preto e tive uma reacao alergica horrivel, depois fiz uma tatto de henna e tive a mesma reacao, comecei a usar tintas pretas anti alergicas e deu o mesmo, agora to querendo fazer uma tatoo e estou com medo de me da alergia , se nas tatoos tem henna ou a composicao de tinta de cabelo.. ???

RANCHO COUNTRY disse...

Fiz uma tatuagem e depois de descascar ela simplesmente desapareceu quase que completa, engraçado que so a parte preta, sera algum tipo de alergia?

Bia Acerbi disse...

Oi "Rancho Country".

Não me parece que você tenha tido uma reação alérgica. O que pode ter acontecido é que o tipo de tinta preta usada não tivesse um bom fixador de cor, ou então a colocação da tinta ter sido muito superficial e ido embora com o descascar da pele.
Depois de um tempo, você pode fazer um retoque.
Espero ter ajudado.

Bia Acerbi disse...

Oi Paulinha,
A composição química das cores das tintas podem ser muito parecidas. Vc deve procurar um dermatologista antes de fazer sua tatoo. É preciso fazer um teste cutâneo para saber se vc é realmente alérgica. Aconselho-a a não fazer a tatoo antes de consultar um especialista.Espero ter ajudado.

Bia Acerbi disse...

Sr. Destro,
Como vc mesmo diz, qualquer coisa pode causar alergia.
Repito o que já disse, em nenhum momento falei em minhas postagens para não se fazer uma tatoo. Afinal, cada um é que cuide de sua vida e de seu corpo. Não é??

ju disse...

Sou alergica a tatuagem de henna e a tinta de cabelo, mas quero fazer a tattoo definitiva e estou com medo de dar reacao! Sera que fazer um teste de uma tattoo bem pequena, tipo uma bolinha vai funcionar para ver se sou alergica ou nao?

Bia Acerbi disse...

Oi Ju,
É melhor vc fazer o teste em uma região bem pequena. Veja como sua pele reage.
Estou às ordens.

Jlfiori disse...

olá, eu fiz uma tatuagem ha menos de 1 mes,mas depois q saiu a casca começaram a aparecer pontinhos pretos em tda area pintada de azul,é uma rosa e ta cheia de pontinhos pretos, o tatuador disse q provavelmente é uma reaçao alergica da pele ao piguimento e que devemos retocar p nao aparecer os pontinhos, mas eu nao sei oq é e se vai desaparecer isso..tenho varias tatuagens mas nenhuma era colorida..me ajudem!

Bia Acerbi disse...

Oi Fiori,
Eu tenho algumas sugestões para você:
1. Não faça o retoque. Espere mais um pouco para ver se vai aparecer algum processo inflamatório;
2. Não tome sol no local e use sabonete e água corrente;
3. Se os 'pontinhos pretos' continuarem a aparecer, acrescidos de dor, coceira ou inflamação, procure um dermatologista;
4. Depois desses passos, você pode retocar sua tatoo.
O que pode ter acontecido é uma distribuição desigual da tinta, pelo tipo de pele ou até pela concentração da tinta.
Mas antes de tudo, se você estiver se sentindo inseguro - procure um médico.
Espero ter ajudado.
Obrigada pela visita ao blog.

lica disse...

boa tarde...
gostaria de fazr uma tatuagem, mas antes queria saber se tenho alguma alergia..como devo proceder? q tipo de exame?mesmo se for fazer uma tatuagem toda preta e pequena, pode dar alguma reação caso tenha alguma alergia?..agradeço desde já

Bia Acerbi disse...

Oi Lica,
Consulte um dermatologista ou um clínico geral e peça um teste para verificar uma possível alergia à tintas usadas nas tatoos. São testes indolores onde podem ser testadas várias substâncias. Veja aqui mesmo no blog, os vários tipos de testes para o diagnótico de alergias.
Obrigada pela visita.

Jlfiori disse...

ola Bia, obg por responder, mas bao tem nda inflamado,nem coceira, nda, a tatuagem ja esta quase completamente curada e eu tomo ainda todos os cuidados de lavar c sabonete liquido adequado e pomada,mas os pontinhos pretos aparecem sempre mais de quase 2 semanas pra ca,comecei a ficar preocupada, ate pq teria q fazer o retoque ja q n moro no brasil e o tempo seria proprio justo pra terminar a tatuagem, mas tenho medo, amanha vou no dermatologista sim, muito obg.

Bia Acerbi disse...

Oi Marlene,
Obrigada pelo contato.
Acredito que você deva procurar um dermatologista ou clínico geral para que ele dê um parecer mais específico. Muitas vezes o tipo de medicamento usado está inadequado. Somente um médico vai poder te dizer o que fazer nesse caso de repetiçào.
Por favor, mande notícias.

Danu disse...

Olá, minha irmã fez uma pequena tattoo preta quase no pulso, da p ver q eh bem em cima d uma veia, agora apareceram umas bolinhas pelo corpo uma pessoa disee q pode ser rejeição da tattoo, isso procede? Ela passou pomada p alergia, é o certo a fazer? A tatuagem deve ter pouco mais d uma semana

Bia Acerbi disse...

Oi Danu,
As reçòes alérgicas à tattoo (aos pigmentos) geralmente aparecem no local da tattoo, que se apresenta com coceira, vermelhidão e descamação. Não parece ser esse o caso. Se o quadro não melhorar, é melhor procurar um dermatologista ou clínico geral.
Obrigada.

Rowena disse...

Bia,
Tenho dermografia, há alguma restrição a tatuagem? O local incha um pouco no lugar em que foi arranhado mas não deixa cicatriz nenhuma

Bia Acerbi disse...

Oi Roberta,
O dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária fictícia ou urticária falsa. Os sintomas são às vezes parecidos com uma alergia,como coceira, vermelhidão, porém não é uma alergia. O tratamento é feito com antihistamínicos para diminuir a coceira. Convém vc procurar um alergista ou dermatologista antes de fazer sua tattoo.
Espero ter ajudado.
Obrigada.

lica disse...

boa tarde

Minha cidade é tão maravilhosa que fui a 3 dermatologista e nenhuma sabia me dar informação a respeito dos testes de alergia...queria fazer uma tatoo, caso eu faça toda preta é possivel me acontecer algo que não tenha "VOLTA", tipo uma alergia que nunca cure, ou qualquer outra coisa?? agradeço desde já

Bia Acerbi disse...

Oi Lica,
As reaçòes alérgicas são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias que são inócuas para a maioria das pessoas. São respostas muito particulares. As reações às tattoos geralmente são locais, caracterizando-se por coceira, vermelhidão, descamação... e esses sintomas podem aparecer normalmente também como resposta da pele à fricção durante a tattoo. E depois da tattoo feita a reação não é de repetição.
Já que vc não tem um especialista para fazer um teste cutâneo, peça ao tatuador para fazer uma pequena fricção com a tinta (poucos centímetros) no seu antebraço e veja como a pele reage durante uns 20 minutos.
Veja nas minhas postagens sobre tatuagens, algumas dicas importantes.
Espero ter ajudado.

nikolas disse...

ola, fiz uma tatuagem a mais ou menos 15 dias, com as cores rosa, verde, amarelo, azul e marron.
porem somente a cor marron me deu (alergia) fica inchada, vermelha e fica coçando muito...meu pé esta muito inchado. fui no medico e ele me passou esses medicamentos: ranitidina, profenid, allegra e "flebocortid" nao da para entender direito esse nome..por favor ja estou nervoso de mais..vcs tem agum dermatologista de confiança em sao jose dos campos.

Bia Acerbi disse...

Oi Nikolas,
Eu não conheço nenhuma dermatologista aí, mas os medicamentos são esses mesmos. Vc está usando anti-inflamatório e anti-histamínico (antialérgico). Lembre-se, eu não sou médica, sou biomédica. Não tome sol no local, lave com bastante água e sabão.
Volte ao médico se não melhorar.
Espero ter ajudado.

henrique disse...

Oi !Tenho 16 anos é quero fazer uma tatuagem, meus pais aceitam numa boa mais minha mãe tem alergia a tinta e o que parece que eu tambem possa ter o que podem me dizer sobre isso ?

Bia Acerbi disse...

Oi Henrique,
As razões pelas quais algumas pessoas desenvolvem alergias e outras não, não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que diferentes fatores genéticos e ambientais são importantes. Se um dos pais tem alergia, os filhos têm em torno 25% de chance de terem quadros alérgicos também, o que não signifa dizer que vc vá ter alergia aos pigmentos da tattoo.
Converse com o tatuador e pergunte a ele se ele costuma fazer algum tipo de teste antes da tatuagem.
Qualquer dúvida volte a 'falar' comigo.

BlitzKrieg disse...

Ola! Todas as vezes que fiz uma tatuagem de hena na praia tive uma forte alergia no local.

Gostaria de saber se isso pode acontecer com a definitiva ja que tive com a de hena

Bia Acerbi disse...

Oi BlitzKrieg,
Já que vc sabe que tem resposta alérgica para determinadas substâncias (a henna, por exemplo), o correto seria fazer um teste alérgico antes de fazer uma tatto definitiva. Procure um dermatologista ou um clínico geral e se informe sobre o teste.
Obrigada pelo contato.

PaulinhoTS disse...

Olá, fiz uma tatuagem há 1 ano e 4 meses nas costas toda. Depois de 3 meses mais ou menos, ela começou a coçar muito e ficar alta, "inchada". Até hoje tenho esse problema. Já usei pomada anti-alérgica, hidratante de Buriti, outros hidratantes e nada resolve. O desenho é uma fenix, tipo em tribal, ela é sombreada. O que fica alto é o contorno em preto. Não sei se é alergia da tinta preta ou relacionado a alimentação... pretendo retocar, mas estou com medo de piorar. Alguém pode me ajudar? Obrigada

Bia Acerbi disse...

Oi Paulino,
Geralmente as alergias à tinta aparecem logo nos primeiros dias da confecção da tatoo. Quando a tinta entra na pele, ocorre uma pequena reação inflamatória, durante a fixação da cor. Reações assim tão tardias, depois de 1 ano, são raras, mas podem acontecer. O certo seria vc procurar um dermatologista que poderá fazer um diagnóstico mais preciso e te indicar medicamentos para serem usados no local e talvez por via oral.
Não faça retoques antes de uma visita ao médico.
Espero ter ajudado.
Abç.

Giovana disse...

ooi, eu fiz um teste de alergia já faz um tempo, e um dos resultados foi que tenho a alergia ao cloreto de cobalto, e agora estou querendo fazer uma tatuagem será que pode dar alguma reação ?? a tatuagem é toda preta e pequena!!!

Bia Acerbi disse...

Oi Giovana,
A maioria das tintas pretas para tatuagem é constituida de óxido de ferro e carbono. Vc deve pedir para o tatuador a composição da tinta, assim vc vai se sentir mais segura.
Um dos meus posts aqui no blog é sobre a composição química das tintas para tatoos. Dê uma olhada.
Lembre-se, a tinta tem prazo de validade, e não deve ser usada mais do que um ano.
Abç.

Unknown disse...

ola bia! fiz uma tatuagem pequena no dedo a tres semanas atras! a tatuagem nao coça, nem criou bolhas nem nada, só ainda nao cicatrizou, o que é estranho pq minha primeira tattoo cicatrizou em uma semana e era bem maior... será que uma reação alergica? beijos

Bia Acerbi disse...

Oi,
Acredito que não. O local interfere na cicatrização. As mãos a gente sempre lava, esbarra em alguma coisa, o que pode aumentar o tempo para a cicatrização. Quando se 'arranha' a pele para a injeção da tinta, ocorre uma pequerna reação inflamatória, que dependendo do local demora mais para ser debelada. Se vc achar que está demorando exageradamente, procure um clínico geral.
Abç.

Guts disse...

Primeiramente boa tarde, vou relatar o meu caso e gostaria de alguma orientação, na verdade me sinto muito mal pelo que está ocorrendo,tenho os dois braços fechados a pelo menos dois anos,na verdade sempre tive o habito de raspar o braço e em seguida colocar um hidratante ou protetor solar sundown logo em seguida, as vezes até mesmo juntos,de um dia para o outro apareceram várias bolinhas e algumas partes do desenho estavam elevadas...Procurei uma dermatologista que me indicou o uso de advantam, ela me informou que se sumisse a alergia seria o hidratante ou o protetor o causador, acontece que fiz o uso do produto que reduziu o processo alérgico mas não curou totalmente,ela me indicou a fazer um teste de alergia para detectar se pode ser a tinta o causador,

Bia Acerbi disse...

Oi Guts,
Obrigada por seu contato.
Pelo que pude perceber, as tatuagens foram feitas já há algum tempo, não é? E só agora surgiu uma irritação local. Primeira coisa a fazer é deixar de usar um tempo o hidratante e o filtro solar e observar. Vc fez isso??? Geralmente a alergia à tinta é sempre imediata, mas em alguns casos ela pode demorar para aparecer. Para ter certeza mesmo, só com um teste para alergia. Procura um alergista para a confirmação. E o uso de medicamentos tópicos podem melhorar o quadro, até que o organismo não mais reaja exageradamente à tinta.
Espero ter ajudado.

Guts disse...

Boa noite Dra Bia,sou eu Guts novamente, agradeço por ter respondido, respondendo suas perguntas, tem um tempo que não uso o hidratante e o protetor, uns 20 dias mais ou menos, em relação a esse braço que apresenta a alergia tenho a 2 anos sem nenhum indicio de alergia, não é uma alergia agressiva, a pele fica um pouco mais áspera, parece que são pequenas bolinhas que aparecem, algumas até sumiram com uso de advantam,a alergia ocorre mais na parte interna do antebraço, vou fazer o teste de alergia em primeiro lugar,agradeço antecipadamente por sua atenção, muito gentil de sua parte.

Bia Acerbi disse...

Oi Guts,
É um prazer por ajudar de alguma forma, nem que seja para pedir que procure um médico..rs.rs
Olhe, em alguns casos, algumas pomadas indicadas por tatuadores para proteção da cicatrização, quando usadas em excesso podem causar o surgimento de espinhas Miliuns, que são
 aquelas bolinhas esbranquiçadas (bolinhas de sebo) que são causadas por 
impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas que a derme não conseguiu
 expelir.
Obrigada pelo retorno.
Estou às ordens.

Maria Fernanda disse...

Oi, estou pensando em fazer uma tatuagem no pé toda preta mais tenho alergia a níquel e hidroquinona será que tem algum problema?? Maria Fernada

aanjos disse...

Olá Boa Tarde!

Preciso de uma ajuda, eu tenho foliculite cronica, quero saber que eu posso fazer uma tatoo, alguem pode me ajudar

Suua melhoor . disse...

Olá , eu em chamo Lilian e fiz uma tatuagem á uma semana no meu braço e fiz outra na costela . a do braço contem a tinta vermelha e a da costela só o preto. a da costela está soltando uma casquinha , mais a do braço está como se tivesse muito ressecada , cinzenta. isso é normal ? oq ue eu posso fazer ? eu não tou usando pomada nenhuma , e queria a ajuda de vocês. pois é a minha primeira tatto ;s obrigado e fiquem com Deus !

Guts disse...

Boa noite Bia, me responda se for possível, estou com o teste de alergia nas costas, qual é o nome da substância que deve conter no exame que acusa alergia a tinta preta da tatuagem ?...Pergunto isso pois não encontrei óxido de ferro e carbono. desde já muito obrigado.

Confissões de Ninguém disse...

Oi Bia, me chamo Caio e tenho tido problemas com as minhas tattoos. Desde que fechei a canela, a mesma e as outras que fiz posteriormente começaram a inflamar, sendo que eu já tinha feito outras tattoos e nunca deram problema. Agora toda tattoo que faço é a mesma coisa, a cor fica bem viva e a região bem avermelhada, e no segundo dia a pele fica com "bolsas" de pús e tinta ... e quando lavo perco pedaços da pele, e o local fica fundo, criando "crateras" ... Não sei o que faço, e não sei porque só começou a acontecer isso agora, já que nunca tinha acontecido antes. O que posso fazer?? Não queria parar de me tatuar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Boa Tarde Bia, fiz uma tatoo enorme no peito e barriga, a 1ºparte que foi feita e a de cima(peito) e a segunda foi na barriga, a da barriga esta cheia de bolinhas dagua, muitas!coçando d+++++, so que não esta afetando os traços da tatoo, o que eu faço antes de procurar um medico????obrigado

Bia Acerbi disse...

Oi Vitor,
Muito provavelmente vc está com uma reação local à tatoo, Pode ser pela escariação ou pelos pigmentos da tinta. Mantenha o local limpo, não coce e passe uma pomada a base de corticoides. Não sou médica, não posso te medicar. Espere alguns dias, senão, procure um dermatologista.

Abraço.

Cris disse...

Boa Tarde Bia! Fiz uma tatuagem de henna e me deu alergia, no momento só ta vermelha e coça mto. acho q ta começando sair umas bolinhas, pelo que pesquisei é dermatite. Você acha que devo ja ir no medico? Tenho medo de piorar.

Unknown disse...

Eu sou alergica a esmalte .. posso fazer uma tatuagem ?

Unknown disse...

Oi Bia! tinha uma tatuagem há uns quinze anos e a mais ou menos quinze dias atrás resolvi retocar ela e aumentar um pouco o desenho, na primeira seção ocorreu quase tudo normal coçava um pouco depois que cicatrizou sem mais nada e fiquei por uns 10 dias e 3 vezes ao dia passando a pomada nebacetin, passado 5 dias o total 15 dias fui fazer a segunda seção que era o preenchimento dela, quando foi no quarto dia ela começou a coçar com umas bolinhas vermelhas apenas em algumas partes dela em especial nas extremidades, ressaltando que a tattoo é um maori com tinta preta cobrindo o braço direito, no décimo dia da segunda seção no qual continuei passando a pomada 3 vezes ao dia, minhas mãos ficaram inchadas e coçando muito e partir dai aparecem umas placas vermelhas pelo meu corpo e coçando elas vão e voltam,liguei pro meu tatuador ele disse que é mais provalvel que eu tenha tido uma reação alérgica a pomada nebacetin, pois se fosse a tinta da tatuagem ela não cicatrizaria direito e ficaria deformada e soltaria a tinta, realmente a tatuagem está perfeita as vezes coça nela, mais as bolinhas e placas vermelhas aparecem no corpo todo principalmente nas mãos e nos pés, procurei uma dermatologista e ela também acha mais provável que seja uma reação alérgica a pomada já que eu fiquei praticamente 15 dias passando ela três vezes ao dia dai ela me passou alegra de 180 mg,por 7 dias estou tomando no momento está amenizando um pouco a coceira e a vermelhidão mais não esta desaparecendo, sinto que stá diminuindo aos poucos. faz 7 dias que passei pela ultima vez a pomada. minha pergunta é se a alergia é da pomada ou da tinta da tatuagem, se for da tinta terei que remover a tatuagem? grato.

Unknown disse...

Qual nome do exame que você fez para saber se havia alergia a tatuagem ?

Bia Acerbi disse...

Oi Daniella,

Geralmente o teste é feito pelo próprio tatuador e consiste em aplicar um pouco da tinta que vai ser usada em pequenos chumaços de algodão que são colocados nas costas em local que não possa molhar. Espera-se 48h e se não der reação, como por exemplo, pequenas bolhas, vermelhidão, prurido (coceira), não há alergia. Porém, algumas pessoas podem desenvolver reações ainda mais tardias, isto é, a reação à tinta pode aparecer muito tempo depois.

Anônimo disse...

Olá, eu tenho uma tatuagem toda preta, já tem bastante tempo e não tive nenhum problema com ela. Porém quero fazer uma colorida agora e o desenho que quero tem bastante vermelho e amarelo que são as cores que dão mais alergia. Tenho alergia a bjouterias, nada muito sério, consigo usar só não posso ficar por mais de um dia e tem algumas que nem dão alergia. Será que tenho chances de ter alergia principalmente a essas cores?

Anônimo disse...

Olá, eu tenho uma tatuagem já a muito tempo, tipo uns quatro ou cinco anos, ela é toda preta e não tive nenhum problema. Agora quero fazer uma colorida e principalmente nas cores vermelha e amarelo que dizer ser as que dão mais alergias. O problema é que tenho alergia a bjouterias, nada muito sério, algumas eu consigo usar normalmente e algumas o uso o dia inteiro me dá coceira. Será que tenho chances de ter alergia a tatuagem?

Bia Acerbi disse...

Oi Shayenna,
Antes de fazer sua nova tatoo peça a seu tatuador para fazer um teste com as tintas que ele usará. Peça um pouco das tintas que irão ser usadas e coloque em chumaços de algodão (cada cor um chumaço) e coloque nas costas preso com um pedaço de fita "Micropore", por exemplo. Deixe por 48h e não molhe. Depois desse tempo, se coçar, der pequenas bolhinhas, não faça a tatoo.

Espero ter ajudado. Obrigada.

Unknown disse...

Oi boa noite eu fiz uma tatuagem ja vai fazer 2 anos mas mesmo assim de vez em quando ela começa a coçar e fica toda empolada e passa 2 3 dias ela volta o normal sera q e alergia?

Unknown disse...

Oi Bia fiz uma tatuagem faz uns 15 dia tudo normal ela já estão até cicatrizada mais agora começou a me dar uma alergia no meu colo próximo ao peito sendo q eu fiz a tatuagem no ombro será q me deu alergia