quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O dia-a-dia e a Alergia

"A vida em ambientes fechados, o menor contato com a natureza e os animais, a produção de novos materiais e a elevação da poluição ambiental são alguns dos fatores que fazem com que um número cada vez maior de pessoas adquira alergias" afirma o alergista Fábio Morato Castro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e supervisor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo. "O mundo está cada vez mais alergênico", diz.

A alergia é uma doença interessante, ela é consequência de uma proteção exagerada do próprio organismo. O anticorpo responsável por esse exagero é a IgE (imunoglobulina E). Os novos tratamentos visam justamente bloquear a ação da IgE.
Nas postagens anteriores, comentei superficialmente sobre alguns sintomas das alergias mais comuns, que são as alergias respiratórias, porém muitos também sofrem de alergias dermatológicas (dermatites de contato, eczemas e urticária), digestivas e reações anafiláticas causadas por picadas de insetos ou substâncias presentes em medicamentos. 'Dependendo da época do ano, uma alergia é mais comum que a outra. No inverno explodem as respiratórias, e no verão as pessoas ficam mais suscetíveis às dermatológicas', explica o alergista pernambucano Walfrido Antunes, presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI). Embora os sintomas sejam parecidos, não se pode confundir alergia com intolerância alimentar, irritabilidade ou intoxicação. A intolerância ocorre quando a pessoa não tem uma determinada enzima para fazer a digestão de um alimento qualquer. Já a irritabilidade se dá quando a comida tem substâncias irritantes, como certos tipos de conservantes. A intoxicação alimentar, por fim, é causada pela ingestão de um alimento contaminado por bactérias.
(Imagem dra.shirleydecampos.com.br) A alergia alimentar é uma reação anormal ao componente protéico do alimento, que envolve mecanismos imunológicos. Resulta em uma extensa variedade de manifestações clínicas: manchas na pele, coceira, problemas gastrintestinais e respiratórios.
Entre os tipos mais comuns de intolerância, está à lactose (açúcar do leite). O que acontece é que a falta de lactase prejudica a absorção da lactose. Pode surgir em qualquer idade, mas principalmente nos primeiros anos de vida. Em geral, crianças com o problema não toleram nenhuma quantidade do alimento.

Um comentário:

Juliana disse...

Olá!! Parabéns pelo blog Bia, espero poder colaborar um pouco nas postagens, de forma a contribuir para a atualização do mesmo. bjo =)